Hoje no país em torno de 90% dos serviços de água e esgoto são prestados por empresas públicas, mas as empresas privadas estão aí para pegar este FILÉ que é o saneamento básico.
Veja bem, não se descola água e esgoto, e a Lei 11445 ainda coloca o lixo e a drenagem urbana no saneamento, mas isto os privados não querem.
Desde 2004 há dinheiro para fazer saneamento no país, claro que temos problemas, e graves, mas se olharmos a história, foram em torno de 30 anos sem nenhum centavo para este setor importantíssimo para o povo e para a qualidade de vida de todos nós, e as empresas privadas não tinham interesse neste setor.
Agora, oferecem mundos e fundos para resolver todos os problemas, parece aquele quadro: “SEUS PROBLEMAS ACABARAM, CHEGOU A INICIATIVA PRIVADA PARA RESOLVER SEUS PROBLEMAS, ORGANIZAÇÕES TABAJARA ao seu dispor.”
Hoje as empresas públicas têm, em todos os municípios, as chamadas tarifas sociais, onde o pobre tem acesso a água por um preço mais baixo, nas cidades onde têm a inciativa privada, não existe isto.
Umas das diferenças entre os dois é que o público reinveste o dinheiro e o privado manda para a construções de mansões de seus donos, além do caviar que comem às custas do povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário