quinta-feira, 10 de novembro de 2011

NOVEMBRO NEGRO - PARA REFLETIR

Durante o lançamento da campanha contra a privatização do saneamento e contra as Parcerias Público Privadas (PPPs), a FNU nos contemplou com uma bela apresentação da comunidade negra de Maceió. A apresentação foi muito boa e lembrou o Dia da Consciência Negra, abaixo um texto retirado do http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consciencia_Negra, que fala do dia 20 de novembro. O fato importante foi a mensagem do Grupo de Dança que enfatizou que não querem ser chamados de 'moreninhos', mulatinhos, etc, e sim de NEGROS e que sentem orgulho de serem chamados assim. Gostei muito do que vi e parabenizo aos organizadores pelo evento e também pela formação e conscientização da sociedade que busca igualdade entre as pessoas.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

Agora, vamos falar uma coisa, quem sabe sabe, as apresentações artísticas destas pessoas foi algo de profissional, e olha que é ''apenas'' um projeto social, que envolve crianças, adolescentes e jovens e os tira das ruas e dá um pouco de valor. Realmente muito emocionante.


















Arilson Wunsch 

Nenhum comentário:

Postar um comentário