Ao longo destes anos que moro em Capão da Canoa, tenho uma simpatia especial pela avenida Rudá, talvez porque quando aqui cheguei ela era pavimentada somente num lado até onde hoje é o Chatô, pois daí adiante, só areia e carro somente do lado de lá. Sim, do lado esquerdo de quem para o bairro, viu que chique antes era vila agora bairro, inciei minha trajetória em Capão trabalhando no laboratório da ETE, Estação de Tratamento de Esgoto da Corsan, no final da Rudá. Minha primeira morada na rua 25, próximo à Rudá lado norte, depois rua 26 lado sul, e agora rua 23 lado norte, embaralhou? Talvez, mas nem tanto. É bom lembrar que sempre perto da Rudá.
Mas voltando ao assunto, mas que assunto mesmo, ah, sim da romântica avenida, percebo que o crescimento em torno da Rudá é muito grande, com muitas obras, comércio, mercadão, escola, farmácia, etc. Viram? A Rudá tem tudo e quem mora no bairro São Jorge tem quase tudo por aqui
.
Mas, sempre o mas, não? Pois é, falta passeio, calçada para o pedestre andar e olha que tem lugar, ainda tem coisa pior, os camaradas que constroem junto da avenida ocupam o que sobra de passeio para colocar os tapumes de suas obras, deixando o pedestre muitas vezes sem opção senão sair para o meio da rua, isto de dia até que passa, mas a noite coloca muitas vidas em jogo, pois a iluminação pública é muito fraca, é uma escuridão enorme e os motoristas em seus veículos sempre atrasados, parecem que querem flagrar alguma coisa ou ainda tirar o pai da forca, numa velocidade acima do normal e se o pedestre não se cuidar, atropelam. Sem contar nos dias de chuva, aí mesmo o caos se instala, temos que desviar dos tapumes, cuidar para não pisar na água, que é bastante, e ainda cuidar dos carros para não sermos atropelados.
Ah, ia esquecendo, não falei das bicicletas, que, como já postado noutro comentário, são muitas na nossa cidade e não deixaria de ser na Rudá. Estas também atropelam e machucam as pessoas.
Quanto a iluminação pública, a falta dela também significa falta de segurança. Na última quinta-feira, um estabelecimento comercial foi vítima de assalto. Ao fechar para ir embora, o proprietário foi surpreendido por marginais que levaram o que ganhou no dia de trabalho, certamente se tivesse iluminação adequada talvez isto não aconteceria.
Por falar em segurança pública, será que temos brigadianos suficientes para a nossa demanda?
Por falar em segurança pública, será que temos brigadianos suficientes para a nossa demanda?
Sugestões para começar: a prefeitura deveria verificar por toda a cidade o espaço destinado aos pedestres se este está sendo respeitado; na nossa Rudá, faixas de segurança e se precisar quebra molas - olha que tenho veículo, mas o pedestre na nossa cidade é muito desrespeitado; ciclovia ao longo da avenida - é fácil fazer tem espaço então é usar a criatividade, nosso povo anda muito de bicicleta mas é perigoso, ainda mais nesta época onde todos estão se preparando para a temporada, estamos todos com muita pressa; e, finalmente, uma iluminação que contemple, pois tem vazios de escuridão no nosso bairro muito perigosos para todos.
No futuro falaremos sobre os mesmos problemas, mas a avenida Flávio Boianowski, que seria uma válvula de escape do trânsito intenso da Rudá, está praticamente intransitável, enchendo a Rudá, uma das avenidas mais importantes da cidade.
Arilson Wunsch
Nenhum comentário:
Postar um comentário