Aposentadoria causa fortes emoções. Há aqueles que desejam ter o descanso merecido; os que querem, mas têm medo; e outros que não querem nem cogitar a possibilidade.
Hoje, as pessoas que estão chegando à faixa etária de se aposentar têm melhores condições de saúde e maior expectativa de vida. Com a experiência adquirida na orientação de pós-carreira, percebemos uma evolução na visão da aposentadoria.
As pessoas chegam apreensivas a essa fase; mas, com uma visão de futuro mais otimista, elas têm ânsia de continuar vivendo. É preciso traçar as metas antes do ato da aposentadoria, preparar-se e viabilizar condições e recursos que possibilitem a conquista do que se tem por meta.
A aposentadoria é apenas mais uma das mudanças e transições pessoais por que passamos. Um momento de virada, que traz dúvidas, ansiedades, angústias, medos e incertezas, mas pode trazer desafios, realizações, satisfação, crescimento e prazer. Se a aposentadoria é algo previsível, então, por que não começar a se planejar com um tempo adequado para ela?
Um bom exercício pode ser considerar o voluntariado, a possibilidade de uma nova atividade profissional, a participação em grupos ou associações. Ou voltar a estudar, refletir sobre a abertura de um negócio próprio, viajar, estar com a família e o círculo de amigos, resgatar a espiritualidade e enriquecer a vida cultural, dentre muitas outras iniciativas.
Fonte: O Tempo
Arilson Wunsch
Nenhum comentário:
Postar um comentário